15.8.06

Fantômas - The Director's Cut

Download

Pois é, fazia tempo que não aparecia por aqui, devido a problemas com a internet...

Mas, enfim...

O que trago agora é o disco "The Director's Cut" do Fantômas.

O Fantômas foi formado por Mike Patton, depois que o Faith No More acabou. Patton juntou uma ótima esquipe para formar a banda, e eles são Buzz Osbourne dos Melvins nas guitarras, Dave Lombardo do Slayer na bateria e Trevor Dunn do Mr. Bungle (outra banda de Mike Patton, diga-se de passagem) no baixo.

Descrever o som da banda não é algo muito fácil. Fantômas é uma bizarrice sonora com um certo experimentalismo e toques sombrios.
Nesse disco a banda faz suas interpretações para músicas temas de filmes e algumas séries, mudando bastante a forma de tais. Os filmes são, em sua maioria, Thrillers, Terror ou Mistério.

No disco, destaco a versão para "The Godfather", começando com o tradicional violino, partindo para uma parte bem acelerada e pesada, com destaque para a bateria de Dave Lombardo, e depois partindo para uma parte mais lenta, e ainda mais tarde para uma parte onde Patton tem uma ótima atuação vocal.
A segunda faixa, "Der Golem" também é um destaque, bem pesada e sombria.
A próxima faixa, "Experiment In Terror" é a mais calma do disco. É outro destaque, onde Patton se sai muito bem também.

Outro destaque é a versão de "Rosemary's Baby", onde Patton mostra que não só é um ótimo vocalista, como também é muito versátil. Patton passa de momentos calmos para momentos sombrios (e vice-versa) com uma naturalidade impressionante.

E o outro grande destaque fica com o tema de "Twin Peaks: Fire Walk With Me". Uma das mais calmas do disco, começa de forma um pouco sombria com a guitarra e depois segue com um bom baixo e Patton cantarolando muito bem, e tem ótimo climax, especialmente pela parte de Mike Patton. Depois, a música para uma parte mais diferente, e já cantada desta vez, onde a bateria faz um bom ritmo, acompanhando por bons barulinhos feitos por Patton, e a guitarra (desta vez, um pouco mais baixa) segue ainda um pouco sombria e muito bem.

Em outros destaques, temos "The Omen: Ave Satani", uma versão bem rápida, onde toda a banda se destaca, seja pelos riffs, ou pela excelente bateria ou a versalidade do vocal; "Spider Baby"; e "Charade", onde Patton mais uma vez se sai muito bem.

Como disse antes, é meio difícil descrever o som da banda, então a melhor forma é ouvir...

Tracklist:

01 - The Godfather
02 - Der Golem
03 - Experiment In Terror
04 - One Step Beyond
05 - The Night Of The Hunter (Remix)
06 - Cape Fear
07 - Rosemary's Baby
08 - The Devil Rides Out (Remix)
09 - Spider Baby
10 - The Omen
11 - Henry: Potrait Of A Serial Killer
12 - Vendetta
13 - Investigation Of A Citizen Above Suspicion: Intro
14 - Investigation Of A Cirizen Above Suspicion:
15 - Twin Peaks: Fire Walk With Me
16 - Charade

Line-Up:

Mike Patton - Vocal, Barulhos
Buzz Osbourne - Guitarra
Trevor Dunn - Baixo
Dave Lombardo - Bateria

Gênero: Rock/Metal Experimental, Alternativo
Ano: 2001